Hoje eu manifesto meu repúdio ao silêncio.
Por que?
Porque acho neste instante o silêncio meticuloso. Já percebeu que ele fala, mesmo sem nada dizer? Mesmo quando falamos, mesmo quando nada comunicamos, ainda assim estamos comunicando algo. Parece algo meio clichê, não é verdade? Mas faz sentido!
Se de repente os carros da rua desaparecessem, e estivéssemos a contemplar uma cidade inteira paralisada; se os pássaros parassem de cantarolar, se as nuvens do céu não mais de movimentassem; se a lua parasse de gerar as infinitas ondas do mar, onde estaríamos situados em meio ao nada? Ou será que esse nada é realmente um nada?
O silêncio é onipresente. O silêncio importa. O silêncio, nota mas também desnota. Ele fala nas entrelinhas da solidão e faz com que cada um de nós tenha a necessidade de buscar o equilíbrio para não entrarmos em imersão na culpa ou em tristeza. "O que eu fiz para ela me tratar assim?" Onde eu errei"?
O silêncio parece despretensioso, mas não se iluda: ele quer, ele testa, ele desnuda e ao mesmo tempo recua. Ele é nítido em meio a uma nebulosidade sem fim. E assim como essas frases parecem contraditórias, ele assim também o é.
Silenciar, ou seja, não dizer o que sente e pensa é o mesmo que criar uma zona cinzenta em torno de si mesmo, não permitindo que o outro que está ao seu lado o compreenda. Definitivamente não fomos feitos para sermos inertes diante dos desafios, pois a inércia é um muro que constrói cegueira deliberada diante das atitudes mais simples. E simplicidade e falta de comunicação é sinônimo de complexidade.
Que venham dias em que as pessoas se compreendam melhor. Que o amor seja retrato da compreensão clara dos sentimentos (pois eles sempre vêm em primeiro lugar) e dos pensamentos. Que a vida seja melhor aproveitada pois o relógio está andando a passos largos e precisamos aproveitar as oportunidades. Afinal, elas não voltam. Elas não voltam!
Registro hoje, repito, o meu mais veemente repúdio ao silêncio, e me comprometo solenemente com a comunicação, com o sempre dizer aquilo que é preciso para que os anseios do meu coração sejam alcançados. Pois é assim que minha existência humana ganha algum ou muito sentido.
Vamos em frente, e seja bem vindo de volta ao blog.
Canis Familiaris Revival!
Roberto
01/12/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário